Sensei Maruyama


A Escola de Aikido Equilíbrio segue as orientações do Sensei Roberto Maruyama, que é o fundador e instrutor-chefe do Instituto Maruyama de Aikido, reconhecido pelo Hombu Dojo, Fundação Aikikai, Japão, reconhecido pelo Hombu Dojo, Fundação Aikikai Japão, para instruir, conduzir treinamentos e certificar graduação no Brasil e no exterior. O Instituto Maruyama de Aikido, sediado em São Paulo, capital, possui 29 Dojos espalhados pelo Brasil e mais de 800 aikidoístas distribuídos por estes dojos.

Roberto Nobuhiko Maruyama nasceu na cidade de São Paulo em 26 de setembro de 1944, filho de pais japoneses. Os seus ancestrais, são da região de Fukushima na província de Aizu-Wakamatsu.
Em 11 de janeiro de 2015, recebeu o 7º. Grau de Faixa Preta outorgado pela Fundação Aikikai (Hombu Dojo. Japão) sob número 746, sendo o primeiro brasileiro nato a receber essa elevada graduação.
Sua formação acadêmica superior é em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, da qual se graduou em 1972, e em 1979 fez Especialização em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Durante 22 anos fez carreira em multinacionais francesas (Rhodia, Santa Marina e Cibié) na área de Gestão Econômica.

Na época da Faculdade praticou karatê, e pela primeira vez se interessou pelo Aikido, quando o seu Mestre de karatê, Kawamura Sensei, também detentor de 3º.Dan de Aikido da Aikikai, mostrou algumas técnicas em um treino. A partir de então resolveu iniciar os treinamentos de Aikido, mas como Kawamura Sensei não tinha turmas regulares de Aikido foi procurar o Mestre Reishin Kawai.  

Durante toda a sua carreira de executivo praticou o Aikido à noite, e sentia que esse treinamento o ajudava muito em suas diversas atribuições diárias sob um grande regime de pressão no trabalho, na liderança de equipes, no cumprimento de prazos e cronogramas e na conciliação dos vários conflitos que surgiam no exercício profissional.  

Em 1988, após representar o Brasil no 5º. Congresso internacional de Aikido realizado no Japão, na cidade onde nasceu o criador do Aikido, Morihei Ueshiba, foi convidado, em suas atividades profissionais, a assumir a Gerência de Controle de Gestão em uma das Empresas do Grupo Santa Marina, na cidade de Canoas, na grande Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul onde, em Janeiro de 1989, iniciou os treinamentos nessa localidade, sendo, portanto, o precursor na divulgação do Aikido no estado do Rio Grande do Sul.  

 Retornando a São Paulo em 1990, assumiu o compromisso de conduzir um pequeno grupo de aikidoístas na região de Santo Amaro na época com 10 alunos, núcleo esse que cresceu e hoje constitui o Instituto Maruyama.

Em 1995, esteve em visita ao Brasil o Mestre Masakazu Kitahira, Sensei faixa preta 8º. Grau responsável pelo Aikido da região de Hiroshima, um dos mais respeitados Senseis do Japão, estudioso e pesquisador do Aikido, de quem Maruyama Sensei tem recebido orientações sobre técnicas e filosofia do Aikido, pelos contatos mantidos frequentemente.  

Esteve diversas vezes no Japão, Hombu Dojo para treinamentos. A compreensão dos reais objetivos e da amplitude humana da prática do Aikido foi facilitada por descender de pais japoneses e graças ao conhecimento que Maruyama Sensei tem da língua japonesa de conversação. Com esse conhecimento Maruyama Sensei consegue explicar aos brasileiros o fundamentos da etiqueta e da cultura japonesa exigidos na prática do Aikido.  

Em novembro de 1997 deu uma inusitada guinada em sua carreira e após concurso ingressou como Investigador de Polícia nos quadros da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Foi designado para o GOE-Grupo de Operações Especiais. Após trabalhar em rondas policiais, quando usou as técnicas de Aikido em contenção de suspeitos, em fins de 2003, alcançou finalmente seu objetivo e foi nomeado pelo então Supervisor do GOE, Instrutor Chefe responsável pelo treinamento de 180 policiais, o que exerceu até a sua aposentadoria em dezembro de 2014. A experiência adquirida nos 17 anos da atividade policial está sendo extremamente importante para a excelência das técnicas de defesa pessoal usados nos cursos de Defense Aikido e que também o motivou ao aprimoramento das técnicas objetivando mais eficácia.  

 Em junho de 2000 concluiu também o Curso de Habilitação e Credenciamento de Instrutor do Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (Órgão que controla o exercício legal das atividades de Educação Física do Governo Federal do Brasil), recebendo o Registro número 17359/SP.  

Em 30 de setembro de 2010 teve coroada a sua carreira policial com o recebimento da Medalha "Jorge Tibiriça", uma das mais altas condecorações da Policia Civil do Estado de São Paulo, por relevantes serviços prestados, destacando-se os treinamentos ministrados a policiais do GOE Grupo de Operações Especiais, baseados nos princípios técnicos e filosóficos do Aikido.  

A partir de 23 de abril de 2012, por 2 semanas, participou de treinamentos da SWAT com Instrutores em Miami e na Academia de Polícia de Lake (Lake Tech Institute of Public Safety) recebendo a certificação no Curso "Advanced VIP Protection".  

Finalmente em 1º de maio de 2015 o Instituto Maruyama recebe o Certificado Oficial de Reconhecimento da Fundação Aikikai - Hombu Dojo Japão como organização autorizada a divulgar e instruir treinamentos de Aikido.